quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

“A Estrelinha Natalinha” - 2.º ano - EB1 Bracara Augusta

Numa noite de Dezembro nasceu uma estrelinha muito especial. O céu ficou mais brilhante porque todas as estrelas a queriam conhecer. Deram-lhe o nome de Natalina porque, neste Natal, ela fará brilhar todas as estrelas dos presépios de todo o mundo. Natalina é muito bonita, mas muito irrequieta!
Como era Inverno, pulava ela de nuvem em nuvem para se aquecer, quando, de repente tropeçou numa grande nuvem cheiinha de neve e catrapum…começou a cair…Quando se apercebeu que já não caía mais, abriu os olhitos muito assustada!
Natalina olhou à sua volta e viu animais muito estranhos: uns com riscas, outros com manchas e…ficou espantada com o animal que tinha o pescoço muuuito comprido! Era a girafa Olímpia que vivia na savana, em África, e gostava de comer estrelas! A girafa pensou que aquela estrela seria apetitosa e já ia comê-la, mas a galinha-do-mato disse logo aflita:
- Nem penses Olímpia, és tão gulosa! Não podes comê-la porque esta estrela é muito especial, não é?

A estrelinha, a tremer, respondeu:
- É…é… verdade! Eu sou a Natalina e nasci para iluminar este Natal mas…mas…não vou poder porque estou aqui em baixo e o meu lugar é no céu, a minha casa!
Os animais ao verem-na tão triste, reuniram-se, pensaram…pensaram e…tiveram uma ideia genial. Olímpia foi ter com a estrela:
- Não te preocupes Natalina, temos a solução! Vou pegar em ti com muito jeitinho, subir ao morro mais alto da savana, esticar bem o meu grande pescoço e já estás em casa, é só dar um saltinho. Concordas?
Claro que Natalina concordou e ficou radiante. Nessa mesma noite a girafa devolveu a estrelinha ao lugar onde pertencia. As outras estrelas brilharam de alegria ao verem a sua pequenina, pois estavam muito apagadas de tristeza desde que ela tinha desaparecido.
O Natal chegou e Natalina mostrou todo o seu brilho. Todos os presépios do mundo ficaram mais bonitos e até a sua luz chegou ao coração das pessoas enchendo-os de amor, paz, alegria…
Na savana, os animais juntaram-se para verem naquele fantástico céu o sorriso de felicidade de Natalina pensando que também eles trabalharam para que o Natal tivesse um brilho diferente!
Ilustradores – Gabriela e Bruno

1 comentário:

Unknown disse...

GOSTÁMOS MUITO DE PARTICIPAR, FOI MUITO DIVERTIDO ESCREVER ESTA HISTÓRIA. fICAMOS ORGULHOSOS POR TER GANHO O CONCURSO. PROMETEMOS LER O LIVRO E FAZER ACTIVIDADES DE ESCRITA E DE EXPRESSÃO PLÁSTICA. DEPOIS MOSTRÁMOS. A TODOS UM BOM NATAL