sexta-feira, 30 de abril de 2010

Mãe, querida mãe!

Como estamos na véspera do Dia da Mãe, que se celebra no primeiro domingo de Maio, aproveitámos a Hora do Conto para preparar este dia.

Para isso, contámos com o professor Paulo Reis que explorou o PowerPoint “Mãe, querida mãe!” com os alunos dos 3.º anos.
No final, foi proposto aos alunos que escrevessem um texto para oferecer às suas mães.
Disponibilizamos o PowerPoint “Mãe, querida mãe!”.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

“A Nascente de Tinta” e “A Estrelinha Pálida”

Hoje, Pedro Seromenho voltou novamente à BE para se encontrar com os alunos do 1.º e dos 2.º anos. Desta vez, trouxe-nos “A Nascente de Tinta” e “A Estrelinha Pálida” que foi apresentada, ontem, na Feira do Livro de Braga.
Veja as fotografias deste encontro.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Pedro Seromenho na BE

Hoje, Pedro Seromenho apresentou a sua obra "A Nascente de Tinta” para os alunos dos 3.º e 4.º anos. Estes alunos presentearam-no com uma t-shirt onde estamparam a mascote da BE: “A Duminha”. Este encontro terminou com uma sessão de autógrafos.
Na próxima quinta-feira, este escritor estará de novo na BE para apresentar os seus projectos aos alunos do 1.º e dos 2.º anos.


Entretanto, publicamos a biografia deste escritor:
«Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside actualmente.
Embora se tenha formado em Economia, desde muito cedo demonstrou excepcionais apetências pelo universo da escrita e da pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador.
Agora, com o lançamento do romance “Nascente de Tinta”, o autor dá finalmente os seus primeiros passos num mundo de sonho e de imaginação que está ao alcance das crianças e dos adultos.
Trata-se do início de uma longa caminhada que, prevendo-se ora difícil ora gratificante, será sempre levada a cabo com prazer. Aliás, como o próprio autor adianta, este é o único caminho a tomar:
No dia em que descobri este novo imaginário, redescobri-me por completo. Não fazia ideia do enorme prazer que é comunicar com o público jovem. De facto, são eles que me exigem uma escrita mais criativa e também sensorial. E o resto é fácil. É sonhar.»

sexta-feira, 23 de abril de 2010

João Luís Dias na BE

Hoje, dia 23, a Biblioteca Escolar de Dume comemorou o “Dia Mundial do Livro”. João Luís Dias, escritor e presidente da CALIDUM – Clube de Autores Minhoto/Galaicos, esteve na BE e falou aos alunos dos 3.º e 4.º anos da importância do livro e da leitura. Para além de ter declamado alguns dos seus poemas, convidou, também, os alunos a declamar poemas que tivessem produzido para este dia, tendo o Jorge, aluno do 4.ºA, declamado um poema criado por si a partir do acróstico de LIVRO.
«Ler é essencial
Importante e genial
Valioso como ouro
Reencontramos o tesouro
Orgulhar-se por um livro inventar».
“Tudo pode servir de inspiração à escrita” sublinhou este escritor que ofereceu à BE de Dume 32 livros.
Das publicações deste escritor de conteúdo poético e crónica jornalística, destacam-se as obras “Ecos dum Silêncio” (publicada em 1988), “Sonho em Hora de Ponta” (publicada em 1992), “Antes que o Tinteiro Entorne” (publicada em 2005) e "Um Poema, Uma Flor" (publicada em 2008).

Os placards encheram-se com trabalhos feitos pelos alunos especialmente para este dia e, a partir de actividades realizadas em articulação com a BE, foi feito um livro gigante onde foram colados em cartolinas os trabalhos dos alunos. Este livro será apresentado aos pais no final do ano lectivo.

As actividades encerraram com o Hino à Leitura cantado para todos os alunos desta escola. Este hino resultou de um texto colectivo produzido pela turma 4.ºB e a música esteve a cargo da docente Ana Paula Gomes.
Vídeo: Clique AQUI
O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1996 e, por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que segundo os vários calendários, neste dia faleceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.
A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Hora do conto: “Porco é que não”

Hoje, dia 21, na Biblioteca, os alunos do 1.º ano ouviram a história “Porco é que não”.
A partir deste conto do António Torrado, a Professora Clotilde fez a exploração dos sinónimos da palavra “porco” e aproveitou a palavra “artiodáctilo” que significa “dois” para trabalhar os números pares.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

2.º ano do Colégio João Paulo II na BE

Hoje, foi a vez dos alunos do 2.º ano do Colégio João Paulo II conhecerem a nossa biblioteca.
Para além de terem conhecido o espaço da BE, visionaram o filme da Classificação Decimal Universal, assistiram à representação do teatro de fantoches “O Coelhinho Branco” e, ainda, foram presenteados com a “Canção da Primavera”, texto concebido e cantado pela turma do 4.ºB. Motivada pela actividade realizada na BE sobre o Dia Mundial da Poesia foi criada colectivamente esta canção. Parabéns ao 4.ºB!
Assistiu-se a uma invulgar animação porque os alunos do Colégio João Paulo II também cantaram a canção! Eis os vídeos.
Clique aqui:
Vídeo 1
Vídeo 2


Melhor leitora do mês de Março

Hoje, na Biblioteca, procedeu-se à entrega do prémio à melhor leitora do mês de Março. Foi premiada com a oferta do livro “A Magia do Sonho” a aluna do 2.ºA, Sara Filipa Braga. Parabéns!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

1.º ano do Colégio João Paulo II visita BE

Hoje, a Biblioteca recebeu os alunos do 1.º ano do Colégio João Paulo II.
Para além de terem conhecido o espaço da Biblioteca e de terem visionado o filme da Classificação Decimal Universal, também assistiram à representação do teatro de fantoches “O Coelhinho Branco”, feita por alunos do 2.º ano. No final, todos os alunos do Colégio João Paulo II tiveram direito “a um miminho” oferecido pela Biblioteca: um marcador de livros feito especialmente para eles. Todos ficaram muito contentes por terem visitado a nossa BE.

Hora do conto

Hoje, dia 14, na Hora do Conto, os alunos do 1.º ano ouviram a história “A viagem da sementinha” através da apresentação de um Power Point.
Para além da sua exploração, foi-lhes pedido que inventassem uma frase relativa à temática da história e que pintassem a banda desenhada “Tudo começou numa semente”.
Aqui deixamos o trabalho do Tiago Daniel.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Formação no âmbito das TIC

Hoje, dia 13, decorreram, na Biblioteca Escolar, duas sessões de formação no âmbito das TIC. Foram abordadas as técnicas básicas de processamento de texto e a construção de desenhos no Paint.
A partir do texto “O Piano e os seus amigos”, o professor Filipe Brito ensinou os alunos a fazer um piano no “Paint” e a trabalhar no “Word”, como, por exemplo, fazer parágrafos e alinhar o texto. Depois das explicações, alguns alunos tiveram a oportunidade de aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Melhor Leitor do Mês


Os melhores leitores do mês de Março foram:
1.º - Sara Filipa Braga – 2.ºA
2.º - Bruna Filipa Gomes – 2.ºA
3.º - Mariana Braga de Sousa – 2.ºA