sexta-feira, 23 de abril de 2010

João Luís Dias na BE

Hoje, dia 23, a Biblioteca Escolar de Dume comemorou o “Dia Mundial do Livro”. João Luís Dias, escritor e presidente da CALIDUM – Clube de Autores Minhoto/Galaicos, esteve na BE e falou aos alunos dos 3.º e 4.º anos da importância do livro e da leitura. Para além de ter declamado alguns dos seus poemas, convidou, também, os alunos a declamar poemas que tivessem produzido para este dia, tendo o Jorge, aluno do 4.ºA, declamado um poema criado por si a partir do acróstico de LIVRO.
«Ler é essencial
Importante e genial
Valioso como ouro
Reencontramos o tesouro
Orgulhar-se por um livro inventar».
“Tudo pode servir de inspiração à escrita” sublinhou este escritor que ofereceu à BE de Dume 32 livros.
Das publicações deste escritor de conteúdo poético e crónica jornalística, destacam-se as obras “Ecos dum Silêncio” (publicada em 1988), “Sonho em Hora de Ponta” (publicada em 1992), “Antes que o Tinteiro Entorne” (publicada em 2005) e "Um Poema, Uma Flor" (publicada em 2008).

Os placards encheram-se com trabalhos feitos pelos alunos especialmente para este dia e, a partir de actividades realizadas em articulação com a BE, foi feito um livro gigante onde foram colados em cartolinas os trabalhos dos alunos. Este livro será apresentado aos pais no final do ano lectivo.

As actividades encerraram com o Hino à Leitura cantado para todos os alunos desta escola. Este hino resultou de um texto colectivo produzido pela turma 4.ºB e a música esteve a cargo da docente Ana Paula Gomes.
Vídeo: Clique AQUI
O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1996 e, por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que segundo os vários calendários, neste dia faleceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.
A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi com muito prazer que visitei e convivi na Escola de Dume o "Dia Mundial do Livro". Os alunos são fantásticos e os professores muito simpáticos e como se querem todos: do melhor.
Agradeço a cortesia com que me receberam e elogio a forma como desenvolveram o evento.
Um abraço para todos

João Luís Dias