Os Pais adoraram este convite e aplaudiram os seus pequenos actores.
sábado, 18 de dezembro de 2010
Pais do 2.º ano na BE
Os Pais adoraram este convite e aplaudiram os seus pequenos actores.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Festa de Natal
As crianças do Jardim de Dume associaram-se à festa, participando com canções e a declamação de um poema. Foi um dia diferente para todos, com muitas palmas, entusiasmo e alegria.
O Mundo da Carochinha
Amanhã, os alunos do 2.º ano representarão esta peça de teatro para os seus Encarregados de Educação.
Eis o vídeo.
Concurso “O Melhor Conto de Natal”
Foi proposto aos docentes que trabalhassem com a sua turma uma actividade de incentivo à escrita e à imaginação, aliciando os alunos a escrever um conto de Natal. Puderam concorrer todas as turmas dos 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade.
Neste concurso, participaram as seguintes escolas do Agrupamento:
-EB1 Bracara Augusta
-EB1 do Coucinheiro
-EB1 de Crespos
-EB1 de Dume
-EB1 da Eira Velha
-EB1 de Navarra
-EB1 da Ortigueira
Ontem, dia 15 de Dezembro, reuniram os elementos do Júri para seleccionar o melhor conto do 2.º, do 3.º e do 4.º ano. O júri, constituído pela Professora Bibliotecária de Dume, pela Coordenadora do Departamento Curricular do 1.º Ciclo e pela Adjunta da Direcção – Professora Rosa Fernandes, decidiu por unanimidade premiar os três contos seguintes:
“A Estrelinha Natalinha” - 2.º ano - EB1 Bracara Augusta
“O Natal do António” - 3.º ano - EB1 de Crespos
“Um Conto de Natal” - 4.º ano B - EB1 de Dume
Todas as turmas participantes receberão um certificado de participação e os três contos premiados serão distinguidos com a oferta de um livro.
“A Estrelinha Natalinha” - 2.º ano - EB1 Bracara Augusta
Como era Inverno, pulava ela de nuvem em nuvem para se aquecer, quando, de repente tropeçou numa grande nuvem cheiinha de neve e catrapum…começou a cair…Quando se apercebeu que já não caía mais, abriu os olhitos muito assustada!
Natalina olhou à sua volta e viu animais muito estranhos: uns com riscas, outros com manchas e…ficou espantada com o animal que tinha o pescoço muuuito comprido! Era a girafa Olímpia que vivia na savana, em África, e gostava de comer estrelas! A girafa pensou que aquela estrela seria apetitosa e já ia comê-la, mas a galinha-do-mato disse logo aflita:
- Nem penses Olímpia, és tão gulosa! Não podes comê-la porque esta estrela é muito especial, não é?
A estrelinha, a tremer, respondeu:
- É…é… verdade! Eu sou a Natalina e nasci para iluminar este Natal mas…mas…não vou poder porque estou aqui em baixo e o meu lugar é no céu, a minha casa!
Os animais ao verem-na tão triste, reuniram-se, pensaram…pensaram e…tiveram uma ideia genial. Olímpia foi ter com a estrela:
- Não te preocupes Natalina, temos a solução! Vou pegar em ti com muito jeitinho, subir ao morro mais alto da savana, esticar bem o meu grande pescoço e já estás em casa, é só dar um saltinho. Concordas?
Claro que Natalina concordou e ficou radiante. Nessa mesma noite a girafa devolveu a estrelinha ao lugar onde pertencia. As outras estrelas brilharam de alegria ao verem a sua pequenina, pois estavam muito apagadas de tristeza desde que ela tinha desaparecido.
O Natal chegou e Natalina mostrou todo o seu brilho. Todos os presépios do mundo ficaram mais bonitos e até a sua luz chegou ao coração das pessoas enchendo-os de amor, paz, alegria…
Na savana, os animais juntaram-se para verem naquele fantástico céu o sorriso de felicidade de Natalina pensando que também eles trabalharam para que o Natal tivesse um brilho diferente!
Ilustradores – Gabriela e Bruno
“O Natal do António” - 3.º ano - EB1 de Crespos
Certo dia o António ao acordar foi à janela e viu um menino todo sujo e mal vestido a chorar. Foi ter com ele e perguntou-lhe.
- Que se passa? Porque choras?
O menino respondeu:
- Eu não tenho família, estou cheio de fome e não sei o que vou comer ou onde vou dormir. E com este frio – disse ele soluçando.
O António respondeu-lhe de imediato:
- Anda para a minha casa.
Lá foram. O António escondeu-o no seu quarto e deu-lhe de comer e beber. Assim passaram uns dias até que chegou o Natal. O António estava contente com a nova companhia e entusiasmado a pensar nos muitos e belos presentes que iria receber.
No dia de Natal, às doze badaladas, o António ia abrir os presentes, mas pensou melhor e mandou um dos empregados levá-los para os abrir no quarto.

Eram caixas e mais caixas, com embrulhos lindíssimos. No quarto o rapaz ao ver aquilo exclamou:
- Tu tens muita sorte por teres uma família rica que te podem dar tantos presentes.
-Os presentes não são meus, são nossos. São para brincarmos os dois.
Já estavam a dormir quando o António acordou e viu o Pai Natal junto da lareira e disse muito baixinho, admirado:
- Afinal tu existes!
Falaram durante muito tempo até que o Pai Natal lhe perguntou:
- António porque é que amanhã não contas os teus pais que tiveste aqui esse menino escondido todos estes dias e que é o teu maior amigo?
No dia seguinte o António mal acordou foi ao quarto dos pais. Contou-lhes tudo o que se tinha passado e a mãe disse:
- Estou muito orgulhosa de ti, António. Tens um bom coração!
- Se o menino não tem família podemos adoptá-lo não achais? – perguntou o pai entusiasmado.
Ficou logo resolvido.
Quando o António contou tudo o que se tinha passado ao rapaz, que tinha acabado de acordar, este agradeceu-lhe os presentes mas principalmente a amizade.
- Não precisas de agradecer. Agora és da família, és meu irmão!
“Um Conto de Natal” - 4.º ano B - EB1 de Dume
O Pai Natal levantou-se da cadeira para buscar uma tesoura, calcou um carrinho e… pumba!
Rebolou pelo chão, bateu contra o pinheiro que estava enfeitado e a árvore caiu-lhe em cima.
A Mãe Natal que estava na cozinha a preparar a merenda para o Pai Natal levar no trenó, ouviu tal estrondo que foi ver o que se passava.
Quando entrou na oficina viu o marido todo dorido, tentou levanta-lo, mas em vão. Ligou ao 112 e chamou o I.N.E.M. O nosso doente tinha uma fractura no fémur. Quando as televisões de todo o Mundo deram a noticia… as crianças choraram, os pais entraram em pânico…O Pai Natal ficou desanimado…

Na noite de Natal em todas as casas, as crianças tiveram a alegria de poder tocar no Pai Natal.
Como foi possível?
É que o verdadeiro Pai Natal enviou uma mensagem por telefone a todos os pais do Mundo!
A mensagem dizia: “Ajudem-me, vistam-se de Pai Natal e façam os vossos filhos felizes.”
Desta forma, o Pai Natal hospitalizado, conseguiu chegar a todo o Mundo e ver o seu sonho realizado !!!
sábado, 11 de dezembro de 2010
Parabéns à BE de Dume
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Mensagens ao Pai Natal
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Escritor José Saraiva na BE
Além de ter apresentado as suas obras, este escritor também foi desenhando animais à medida que os alunos os foram propondo. Desta actividade interactiva resultaram animais surpreendentes. Disponibilizam-se fotografias e um vídeo deste encontro.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Encontro com o escritor José Saraiva

Lecciona na ESAD, Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos, as disciplinas de Desenho e Ilustração.
Como ilustrador tem trabalhado particularmente na área Infanto-Juvenil colaborando regularmente várias editoras, autores e revistas do mercado português. Foi convidado pela editora francesa Editions Sarbacane a ilustrar os álbuns narrativos: Juste à ce moment-là, 2004, (Lauréat Printemps 2004 da AMAZON.FR) e Rouge Cerise, 2005. O seu trabalho foi seleccionado para diversos certames nacionais e internacionais de ilustração como a Mostra de Ilustradores de Livros para Crianças da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha 2003; a exposição anual da Society of American Illustration 45, 2003; Una muestra de Ilustracion Ibero Americana Contemporânea na Biblioteca Nacional de Madrid ou as exposições Ilustração Portuguesa organizadas pela Bedeteca de Lisboa. Em 2003 recebeu uma Menção especial na Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, ILUSTRARTE, Barreiro 2003.
É autor dos seguintes livros:
› Pipim Tem Medo do Escuro
› Pipim Alegra o Zoo
› Um Dragão na Banheira
› Pipim – a Grande Viagem
Fonte: Gailivro
“O Banho e o Duche”
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Dia Mundial do Não Fumador
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Comemoração do S. Martinho
À tarde, decorreu o magusto. Os alunos juntaram-se à volta da fogueira e fizeram as tradicionais brincadeiras deste dia. Destas, destacamos os rostos enfarruscados. Agradecemos as castanhas quentinhas oferecidas pela Associação de Pais que estavam deliciosas.
O Jardim de Infância de Dume também se associou à nossa festa. Enquanto esperavam pelas castanhas, visionaram na BE a Lenda de S. Martinho.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Encontro com a escritora Helena Magalhães
Além deste livro, esta escritora da Régua também fez referência aos seus outros livros como “A Cidade de Vidro” ou “A Magia de um Sonho…”.
Veja as fotografias das duas sessões deste dia.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Escrita colaborativa
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Melhor Leitor do Mês de Outubro
Parabéns a ambos!
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
“A Maça Bravo de Esmolfe e a Lagarta Jeremias”


É um livro com cheiro a maçã e fala-nos da aventura de uma lagarta e a amizade que trava com uma coruja, uma viagem repleta de percalços... Explora os sentidos, desde a forma, o tamanho, textura, e cor, ao mesmo tempo que convida a mergulhar no mundo do fantástico...
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Dia Mundial das Bibliotecas: “Caça ao bibliotesouro”
Para realçar a importância da leitura e dos livros, no final, foi distribuído aos alunos um folheto informativo para lerem em casa juntamente com os pais/encarregados de educação.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Make a Storybook
Com esta ferramenta digital, os alunos, em grupos, deram asas à imaginação criando as suas vinhetas e produzindo uma banda desenhada original.
Todos gostaram desta forma diferente de construir uma história e, na próxima semana, voltarão para utilizar novamente este recurso educativo.