quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alunos do 2.º ano simulam entrevista

Depois de visionarem a entrevista feita pela TVI24 a António Mota, os alunos em pares simularam uma entrevista.
Disponibilizamos fotografias do registo das entrevistas no computador e o vídeo de uma das entrevistas simuladas.

terça-feira, 17 de maio de 2011

António Mota em entrevista à TVI24

Hoje, a turma do 4.ºB esteve na BE para ver a primeira parte da entrevista dada por António Mota ao jornalista João Paulo Sacadura da TVI24.Os alunos estiveram atentos às palavras deste escritor que relata um pouco da sua infância, nomeadamente o seu trabalho artesanal na construção de “socas” ouvindo música clássica e a descoberta dos livros possibilitada pela Biblioteca Itinerante da Gulbenkian.Depois de feita a exploração desta entrevista, os alunos reuniram em grupos de pares e realizaram uma entrevista. Posteriormente, farão o seu registo em suporte electrónico (Word) e gravá-la-ão em formato Poadcast.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Canções de Abril

Os professores José Maria Rêgo e Rui Serras estiveram na BE, falaram da Revolução de Abril e cantaram canções.
Os alunos questionaram os convidados e a sessão tornou-se muito interactiva.
Disponibilizamos fotografias e vídeo deste encontro.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Eurico Silva, um artesão dumiense

Hoje, em articulação com a Junta de Freguesia, os alunos da Escola EB1 de Dume visitaram a exposição do artesão dumiense Eurico Silva. Esta mostra está patente no Núcleo Museológico de Dume e aconselhamos, vivamente, a visitá-la.
Eurico Silva é um exemplo para muitos. Este reformado tem uma capacidade criativa invulgar. Constrói, com engenho e arte, peças a partir de materiais recicláveis (esferovite, garrafas, cartolina, madeira…).
No dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, este artesão, a convite da BE, estará durante a manhã na Escola EB1 de Dume para ensinar as crianças a construir alguns objectos.
Disponibilizamos um pequeno vídeo que mostra parte da criação deste artesão dumiense.

Entrevista a António Mota (3.ª parte)

Hoje, os alunos do 2.º ano estiveram na BE para verem a 3.ª parte da entrevista feita a António Mota pela TVI24.
Esta sessão permitiu trabalhar a entrevista que, posteriormente, será redigida por eles em formato word. Os trabalhos resultantes desta actividade serão disponibilizados oportunamente neste blogue.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

1.º ano debate a importância dos livros

Hoje, os alunos do 1.º ano assistiram ao visionamento dos filmes “O incrível rapaz que comia livros” e “A menina que detestava livros”. Depois, seguiu-se a exploração dos mesmos.Disponibilizamos os vídeos:

Trabalho de pesquisa com recurso à WEB – A Etnia Cigana

Com a ajuda do "guia de pesquisa", a cultura, os usos e costumes do povo cigano foram o tema escolhido para a actividade de pesquisa feita pelos alunos do 3.ºA.
A partir das informações recolhidas por todos os grupos de trabalho, esta turma produziu o seguinte texto:Os ciganos são uma população originária do Norte da Índia. Começaram a vir para Portugal na segunda metade do século XV. Era uma comunidade de gente nómada que se dedicava a roubar num sítio o que ia vender noutro. Por isso, desde cedo foram associados a uma imagem negativa que continua até aos nossos dias.
Os ciganos também são chamados gpsies, gitanos, zíngaros, Sintos, Calon e Calé. Têm uma linguagem própria – o romanês – proveniente de uma mistura das línguas do norte da Índia e do Paquistão e muito semelhante a elas.
No tempo da monarquia, vários foram os reis que tentaram impor leis no sentido de impedir a sua entrada no nosso país e mesmo tentando a sua expulsão, mas sem sucesso.
E a partir do século XIX, o estado decidiu dar-lhes cidadania e considerou-os portugueses embora soubessem que esta etnia não iria acatar as regras que lhe seriam impostas.
Com isto, (e ainda hoje), pretendem a sua integração na sociedade, mas esta não é uma tarefa fácil pois teriam de abandonar algumas das suas tradições.
Actualmente, embora se continuem a dedicar ás mesmas actividades, costumes e tradições, deixaram de ser nómadas [viver em tendas] e passaram a viver em bairros de barracas. As antigas carroças foram trocadas por carrinhos que utilizam para o seu próprio transporte bem como para o transporte de mercadorias para vender nas feiras.
A Kris é um tribunal em que os ciganos tentam resolver os seus próprios problemas em que as mulheres também participam. O patriarca é o membro mais velho da comunidade e é ele quem chefia a Kris, submetendo-se os restantes às suas decisões. Há um grande respeito pelos mais idosos, nunca os abandonam e consideram a sua experiência de vida uma grande fonte de sabedoria.
Também o nível da educação das crianças, os seus princípios não diferentes dos nossos. As crianças crescem afirmando as suas vontades, sendo satisfeitos quase todos os seus desejos e são muito mimados. Os ciganos não sabem dizer «não» aos filhos. Quando o fazem preocupam-se em explicar- lhes a realidade, não lhes impondo os seus «motivos de adultos».
Mulheres e homens dedicam-se a actividades diferentes. As mulheres dedicam-se à leitura das mãos e adivinhação do futuro, bem como à mendicidade, acompanhadas pelas raparigas. Por outro lado os homens dedicam-se ao comércio ambulante, sendo acompanhados pelos rapazes.
Consideram a escola uma ameaça às suas tradições e por isso não gostam que as crianças a frequentem sendo pior nas raparigas, a partir dos 11 aos 12 anos.
É importante conhecer esta etnia, os seus valores, as suas normas e padrões de conduta, de forma a poder haver comunicação e entendimento entre as duas culturas sem que entrem em choque e haja conflitos.
Não devemos pensar que por haver nesta etnia alguns que se dedicam a actividades ilegais, esta etnia seja toda igual. Como em tudo na vida, há o mau e o bom…
Texto colectivo

terça-feira, 3 de maio de 2011

Concurso de Leitura Braga a Ler+ 2011 – Entrega de prémios

No Sábado, dia 30 de Abril, Paulo Dias, aluno do 4.ºB, esteve presente na cerimónia da entrega de prémios do “Concurso de Leitura Braga a Ler+ 2011”, organizado pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, tendo recebido um diploma com Menção honrosa.
A BE felicita-o. Parabéns!