domingo, 26 de setembro de 2010

“Quem conta um conto, acrescenta um ponto...”

No dia 24 de Setembro, a turma do 3.º ano veio à Biblioteca para realizar a actividade “Quem conta um conto, acrescenta um ponto”. Contaram-se histórias de “boca em boca” e de “ouvido em ouvido” que no final resultaram completamente diferentes.
Os alunos concluíram que a comunicação requer rigor e objectividade, sob pena de causar mal-entendidos e conflitos entre as pessoas.

sábado, 25 de setembro de 2010

Quem sou eu?

No dia 24 de Setembro, em articulação com o currículo, a Biblioteca promoveu uma sessão, no âmbito do Estudo do Meio, subordinada ao tema “Quem sou eu?”.
Os alunos do 2.º ano, que iniciaram o estudo deste conteúdo na sala de aula, vieram à Biblioteca para o consolidar.
Visionaram um PowerPoint com a Família: pais, irmãos, tios, sobrinhos, primos, avós e netos. No final, realizaram a ficha de produção escrita “Eu e a minha família”.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

“A Lebre e a Tartaruga”

Os alunos dos 4.º anos, turmas A e B, depois de ouvirem a fábula de Jean de La Fontaine “A Lebre e a Tartaruga” recontaram-na oralmente e fizeram o resumo escrito para o placard da Biblioteca. De salientar que em todos os resumos os alunos referiram-se à moral desta história nos seguintes termos: “por vezes, os mais fracos tornam-se os mais fortes”; “que não devemos desprezar aqueles que nos parecem mais fracos”; “que a presunção não é uma virtude”; “que a humildade vence a arrogância”…

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Visita dos alunos do 1.º ano à Biblioteca

Hoje, dia 16 de Setembro, os alunos do 1.º ano visitaram a Biblioteca Escolar. Para além das explicações da Professora Bibliotecária, cada aluno recebeu um Guia do Utilizador com as orientações indispensáveis para a sua correcta utilização.
Também foi oferecido pelo PNL um livro a cada criança.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

EB1 de Dume recebe alunos do 1.º ano

No dia 10 de Setembro, foi feita a recepção aos alunos do 1.º ano. Disponibilizam-se fotografias cedidas pela professora Alice Silva.
A Biblioteca EB1 de Dume deseja a todos os alunos um excelente ano lectivo 2010-11!