sábado, 19 de junho de 2010

Boas férias

A Biblioteca deseja a todos umas excelentes férias e boas leituras!
Cândida Antunes

Grupo de Cavaquinhos actua em Dume

A convite da Biblioteca, o Grupo de Cavaquinhos do 8.º ano da Escola Dr. Francisco Sanches, actuou, ontem, na EB1 de Dume.

Desta vez, organizou-se o espectáculo na Cantina e todos, sem excepção, gostaram desta actuação.
Agradecemos ao Professor Fernando Cardoso, coordenador deste grupo, a sua amabilidade e disponibilidade. Eis alguns dos vídeos.

Mais vídeos:
Clique AQUI
Clique AQUI
Clique AQUI

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Alunos de Dume no Teatro Rivoli

Hoje, os alunos da EB1 de Dume foram ao Teatro Rivoli - Porto ver o musical Annie de Filipe La Féria.
Apesar de não ter sido uma actividade dinamizada pela BE, a pedido dos alunos, publico algumas das fotografias.
Annie no Teatro Rivoli – Clique AQUI

terça-feira, 15 de junho de 2010

BE apoia a Selecção Nacional

Hoje, a BE encheu-se com todos os alunos da EB1 para assistirem, no videoprojector, ao jogo de futebol Portugal – Costa do Marfim.
Antes do início do jogo, cantou-se em coro o Hino Nacional. Ao longo do jogo, o entusiasmo foi enorme. No final, os alunos só lamentaram o empate sem golos.
Desejamos melhor sorte à Selecção de Todos Nós!

Hora do conto: “A Princesa Malcriada”

Hoje, os alunos do 1.º ano vieram à BE ouvir a história “A Princesa Malcriada”. Para além dos ensinamentos que este conto digital apresenta, os alunos propuseram soluções para salvar a princesa que se tinha transformado em rã por ser malcriada. Surgiram desfechos surpreendentes.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Livro digital: “O dia em que o Galo não acordou”

Hoje, as duas turmas do 2.º ano estiveram na Biblioteca para participar numa actividade dinamizada pelo professor Paulo Reis.
Os alunos ouviram a história “O dia em que o Galo não acordou” e, posteriormente, cada um foi ao computador preencher um quadro com nomes de animais. Estavam disponíveis todas as letras do alfabeto e algumas delas foram um verdadeiro quebra-cabeças!
Em seguida, foi proposto que cada aluno escolhesse um animal e fizesse um texto sobre as principais características do animal escolhido. A variedade de animais foi grande!
Esta actividade foi concluída na sala de aula onde os alunos ilustraram os textos por si produzidos.

Entrega de prémios

Hoje, foram entregues pela professora Matilde os prémios aos melhores leitores do mês de Abril e Maio. Parabéns a estes leitores do 2.º ano.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Rapaz que Tinha Medo

Hoje, os alunos do 1.º ano ouviram a história “O Rapaz que Tinha Medo” de Mathilde Stein & Mies Van Hout. Esta história do PNL foi lida conjuntamente pela professora Clotilde e pela professora bibliotecária.
Após a exploração da história, os alunos desenharam as diversas personagens.

terça-feira, 1 de junho de 2010

BE comemora Dia Mundial da Criança

Para comemorar o Dia Mundial da Criança, os alunos do 1.º e 3.º anos vieram à Biblioteca visualizar um Powerpoint e assistir a um filme sobre os Direitos das Crianças. Depois, todos cantaram a canção “Ser feliz”.
Todos os alunos da EB1 de Dume tiveram direito a presentes oferecidos pela Junta de Freguesia: um porquinho mealheiro e um boné.
Foi uma manhã muito fixe!

Melhor Leitor do Mês de Maio



O melhor leitor do mês de Maio foi o aluno do 2.ºA, Rui Jorge Patrina.
Parabéns!